BH pode vacinar grupo de pessoas com 39 anos nesta semana

O Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira (16) que recebeu mais de 8,4 milhões de doses da vacina Covid19 na semana passada, e essas vacinas continuarão sendo doadas aos estados. 924.000 doses vieram da Pfizer, 4,4 milhões de doses vieram da AstraZeneca / Fiocruz, outras 1,03 milhões de doses vieram da AstraZeneca através da fábrica de Covax e outros 2 milhões de doses vieram de Coronavac.

Com isso, cresce a expectativa de que Belo Horizonte chame à vacinação, ainda ao longo desta semana que se inicia, pessoas cuja idade está na faixa de 30 anos, especialmente os grupos de 39 e 38 anos. Até o momento, a única certeza é a vacinação das pessoas de 40 anos, grupo convocado na última sexta-feira e que deve ir aos postos de saúde já nesta segunda-feira (19) (veja aqui os locais). 

Em média, Minas Gerais recebe 10% das doses que chegam ao PNI e, BH, por sua vez, cerca de 12% dos imunizantes que chegam ao Estado.

Desta forma, a capital mineira receberia, após o envio de 8,4 milhões de doses já de posse do governo federal, o suficiente para imunizar ao menos pessoas de 39 anos (público estimado oficialmente em 28 mil pessoas) e as de 38 anos (cerca de 36 mil pessoas). A última remessa de imunizantes que chegou a Minas Gerais contava com 380 mil doses de vacina da AstraZeneca e já foi distribuída aos municípios na sexta-feira. 

Procurada neste fim de semana, a Prefeitura de Belo Horizonte ainda não informou quando estima chamar novos grupos. “Para ampliar a vacinação para novos públicos é imprescindível que novas remessas de vacinas sejam entregues a Belo Horizonte.

A Prefeitura reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata continuidade do processo”, informou em nota. “É importante ressaltar que, desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura só chama novos públicos com doses suficientes para que todo o grupo seja contemplado”, completou.

Nas duas semanas anteriores, BH conseguiu ampliar a vacinação para pelo menos três faixas etárias (41, 42 e 43 na semana passada, e entre 48 e 44 na anterior, quando Minas Gerais recebeu até então o maior lote de vacinas do governo federal). Além disso, a capital mineira seguiu chamando pessoas que precisam tomar a segunda dose, sobretudo idosos.

Para este fim de mês, está prevista a imunização com segunda dose para profissionais de saúde, mas a PBH já informou anteriormente que parte dos imunizantes a serem destinados a esse grupo foi guardado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Há ainda um grupo prioritário que precisa ser contemplado, o dos industriários – no último dia 6, servidores dos Correios e bancários também entraram no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, mas a imunização segue incerta após o Ministério Público Federal (MPF) recomendar ao governo federal a retirada dos dois grupos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), na semana passada.

Via: O Tempo