Jogo de tabuleiro cria uma forma lúdica de com a história de BH

A Avenida Afonso Pena é um dos maiores símbolos de Belo Horizonte, ponto de encontro para um café ou parada de centenas de milhares de trabalhadores, esta parte da capital preserva a história, a cultura e a memória de uma cidade.

Tema de crônicas de Carlos Drummond de Andrade, o percurso da emblemática avenida agora ilustra um jogo de tabuleiro que fala de BH de uma maneira lúdica. Com inspiração em games como Banco Imobiliário, Jogo da Vida e Show do Milhão, o Jogo de Beagá, que será lançado nesta terça-feira (14) (detalhes no fim da matéria), utiliza elementos da Afonso Pena para resgatar casos e curiosidades da cidade por meio de um teste de conhecimento divertido.

Da Praça da Rodoviária à Praça do Papa (o trajeto da avenida foi ampliado a fim de alcançar um dos ícones da capital), os jogadores vão passar pelo Palácio das Artes, Parque Municipal, Casa Bonomi, Café Nice, o Edifício Ibaté, primeiro arranha-céu da cidade, e Praça da Bandeira. Nesse percurso, eles terão de responder a algumas perguntas. Trezentas cartas com perguntas sobre a história, o território e curiosidades de BH ditam a dinâmica do game.

Projeto criado pela Made in Beagá, loja inaugurada há cinco anos por Guilherme Pertence e Felipe Martins, o Jogo de BH começou a ser gestado no fim de 2020. Em janeiro deste ano, Martins e Virgínia Sasdelli, parceiros no Tanto de Trem Podcast, lançaram um vídeo-passeio pela Afonso Pena e suas peculiaridades.

Da ideia de lançar uma tabuleiro com o percurso da avenida ilustrado pelo artista Raul Pixel veio o outro passo. E se o projeto se desdobrasse em um jogo com cartas, regras e peões? Aprovado em um edital da Belotur, o Jogo de Beagá agora ganha vida.

“Nós quisemos fazer um jogo com viés de conhecimento da cidade. A gente fala que é uma maneira de reconhecer a capital de Minas Gerais com jogabilidade. Tem cartas fáceis e difíceis, e colocamos uma classificação etária a partir de 12 anos. É uma idade que os meninos já têm certo entendimento sobre a cidade”, explica Felipe Martins.

O Jogo de Beagá é, como diz Martins, mais um filho da Made in Beagá. Quando, em 2016, ele e Pertence criaram a marca, o objetivo era valorizar a cultura e o artista local por meio de artigos de decoração, roupas, papelaria e itens diversos que trouxessem uma nova perspectiva sobre a cidade. O game, agora, é mais uma realização da dupla.

“Sempre tivemos um olhar de mostrarmos BH de uma nova forma, de entender a cidade e suas referências e culturas. Essa percepção sobre BH é uma construção coletiva: tem o Carnaval, o CURA, as ações de produtores locais e as feiras como propósito de valorização da cidade, que agora é referência de um jogo”, pontua Felipe Martins, que ressalta o envolvimento de profissionais de Belo Horizonte na concepção do jogo, entre eles o historiador Daniel Queiroga e a designer Lu Gondim, responsável pela finalização da identidade visual: “Nosso nome não é à toa. Valorizamos sempre a produção local, mas também com um raio de abrangência para a região metropolitana”.

Há uma semana, o Jogo de Beagá ganhou o espaço do Sesc Palladium. Até abril de 2022, quem passar por lá poderá participar da intervenção que faz parte da exposição “BH: Cidade Fantástica”, cujo objetivo é transformar a capital em um parque de diversões. No caso do jogo, um tabuleiro de 8 x 8 metros foi montado e a ideia é criar partidas nas quais as pessoas se movimentam pelo piso.

Lançamento

O Jogo de Beagá, projeto da Made in Beagá, será oficialmente lançado em uma live nesta terça (14), a partir das 18h30 no Instagram @madeinbeaga. No evento, patrocinado pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur e que conta com a participação do historiador Daniel Queiroga, responsável pela elaboração das cartas do jogo, Felipe Martins e Guilherme Pertence falam sobre o processo de criação do game e exibem o making of com imagens da produção do jogo e um vídeo recreativo que imita as propagandas de brinquedos ao estilo anos 90. O Jogo de Beagá será vendido no site da Made in Beagá ou na loja física, localizada no Mercado Novo.