O alívio da vacinação COVID-19 começou a se espalhar para o público, e a taxa de vacinação da população é maior do que a média estadual e nacional.
A Prefeitura de Belo Horizonte começou a vacinar nesta segunda-feira (7/6) o público adulto que não faz parte dos grupos prioritários.
A vacinação se estende a pessoas de 59 a 56 anos sem comorbidades, o que corresponde a 96 mil pessoas.
Nesta segunda, se vacinaram as pessoas de 59 anos. Nesta terça-feira (8), será a vez de quem tem 58 anos (completos até 30 de junho), exclusivamente moradores de Belo Horizonte.
No momento da vacinação, é preciso seguir as seguintes orientações:
- Ser cidadão residente de Belo Horizonte;
- Apresentar documento de identificação com foto;
- Não ter recebido vacina contra a COVID-19;
- Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
- Não ter tido COVID-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
Os locais de vacinação estão disponíveis no Portal da PBH. Nos postos fixos e extras, o horário de funcionamento é das 7h30 às 16h30. Já os postos drive-thru funcionam das 8h às 16h30.
É necessário apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência.
Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento nas unidades.
O ideal é que quem for se vacinar leve, no máximo, um acompanhante, para evitar aglomerações.
Cronograma da semana
Ao longo da semana também serão vacinados trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros (motoristas e cobradores); trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, trabalhadores de transporte metroferroviário e população de rua.
Quem faz parte desses três grupos (cerca de 10 mil pessoas) precisa trabalhar em Belo Horizonte.
A prefeitura também divulgou que vacinará os moradores de rua nas unidades de saúde a partir desta terça-feira (8/6). A lista pode ser conferida aqui. A vacinação do grupo começou em 26 de maio, nos abrigos e casas de acolhimento.
De acordo com o município, serão imunizados a população com 18 anos ou mais, completos até de 30 de junho, a partir dos dados do CadÚnico e também aquelas pessoas atendidas pelos serviços e unidades socioassistenciais, independente da inscrição no CadÚnico. Ao todo, são cerca de 8,6 mil indivíduos cadastrados no censo municipal.
Também segue nesta segunda-feira o cadastramento dos caminhoneiros para que possam ser vacinados no sábado (12/6). O cadastro encerra hoje, às 23h59.
Confira a programação:
- Terça-feira (8/6): população de rua inserida no CadÚnico
- Quarta-feira (9/6): pessoas de 57 anos, completos até 30 de junho, exclusivamente moradores de Belo Horizonte;
- Quinta-feira (10): trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros (motoristas e cobradores); trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário;
- Sexta-feira (11): pessoas de 56 anos completos até 30 de junho;
- Sábado (12): caminhoneiros cadastrados.
Via: Estado de Minas