BH: Meio-dia vira opção para quem quer fugir do frio

 

A Praça do Papa, na região centro-sul de Belo Horizonte, tem céu limpo, sem nuvens e o sol está brilhando. Este é o local escolhido pelas pessoas que aqui vêm para se abrigar do frio nos horários de pico dos domingos.

É o que fez a cozinheira Bruna Resende, de 34 anos, que levou a filha, Maria Tereza, de 9 anos, para passear. “Vim para fugir do frio e curtir o dia. Durante a semana ficamos bem dentro de casa por conta dos protocolos, e domingo é um dia que a gente tira pra descansar, curtir um ar puro e ver esse céu de inverno maravilhoso”, detalha a cozinheira, que escolheu o horário das 12h para escapar do frio e também das aglomerações.

“Aqui está tudo bem tranquilo, tem bastante gente com máscara, e o local permite que a gente faça um distanciamento porque é uma praça muito ampla, então dá pra curtir com segurança”, conta.

Nesse horário, apesar das pouquíssimas nuvens no céu, a temperatura na Praça do Papa estava em torno dos 24ºC, e ventava pouco. Esse clima encorajou o representante comercial Thiago Antunes a sair de casa com a filha Maria Clara, de 9 meses.

“A relação do frio impacta bastante”, revela Thiago. “E esse também é um bom horário para fugir da aglomeração. Cheguei por volta das 11h30 e além de pegar sol, aproveito para passear”, diz o pai da Maria Clara.

Segundo ele, o avanço da vacinação contra o coronavírus também tem encorajado mais pessoas a saírem às ruas. “É nítido que a vacina é forte contra o vírus e isso nos dá uma segurança para sair de casa”, conta Thiago, que já está imunizado com as duas doses da vacina.

Teve gente que saiu até de outra cidade em busca de um lugar ao sol. Foi o caso do motoboy João Paulo Carneiro, de 41 anos, que estava com o filho Edgar, de 5. “Vim de Santa Luzia e lá tá um frio de doer, mais do que em BH. Aqui a gente distrai, corre um pouquinho atrás de uma bola e esquenta o corpo”, conta.

Na cidade vizinha, a solução tem sido apelar para as cobertas e o calor humano. “De noite, o jeito foi dormir agarradinho com a esposa, e muita coberta. E se fizer mais frio, vai ter que ser mais dois edredons, um em cima do outro, senão não dá”, diz o motoboy.

Vem mais frio por aí

Para quem não curte frio, más notícias: a partir da próxima quarta-feira (28), uma nova massa de ar polar vai chegar ao Brasil, trazendo geadas, para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Belo Horizonte o frio também deve vir com força: mínima prevista de 8ºC e máxima de 20ºC. Nesta semana, a capital bateu recorde de frio do ano, chegando a 7,6°C.

Via: O Tempo