Centros de Atendimento às Arboviroses já atenderam a mais de 31 mil pessoas

Os seis Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs) abertos pela Prefeitura de Belo Horizonte já atenderam a 31.297 pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika. A implementação dessas unidades faz parte do Plano de Enfrentamento às Arboviroses, com ações e disponibilização de serviços de forma gradativa para garantir assistência médica à população.

Três CAAs estão funcionando todos os dias nas regionais Centro-Sul, das 7h às 22h, e Barreiro e Noroeste/ HOB, durante 24 horas. As outras três unidades estão dentro das estruturas dos hospitais temporários, nas regionais Oeste e Venda Nova, e do hospital de campanha, na região Norte da cidade, diariamente, por 24 horas. Na última epidemia de dengue, em 2019, foram abertas três dessas unidades de atendimento aos pacientes com sintomas da dengue.

Os CAAs atendem às demandas espontâneas, ou seja, não há necessidade de agendamento ou encaminhamento dos pacientes. São atendidas as pessoas que apresentam sintomas como febre, dores no corpo ou atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Os endereços de todos os locais podem ser verificados no portal da Prefeitura.

A directiva da Secretaria Municipal de Saúde recomenda que a população, inicialmente, busque assistência em determinados locais ou em um dos 152 centros de saúde da cidade, que estão distribuídos pelas nove regiões. Essa estratégia visa reservar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) como referência para outros casos de urgência e emergência.

Em outras palavras, é incentivada a população a procurar os centros de saúde como sua primeira opção de atendimento, exceto em situações em que o paciente necessite de atendimento imediato em casos de emergência, onde as UPAs serão responsáveis por atender tais demandas. Com isso, o sistema de saúde municipal poderá oferecer atendimentos com mais agilidade e eficiência.

 

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Auxílio à Lista: 102

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CEASA: 0800.315.859

CEDEC: 3236.2100

CEMIG: 0800.310.196

Centro Municipal: 3277.9777

CIT – Centro de Informações Toxicológicos: 3224.4000

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Corpo de Bombeiros: 193

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CVV – Centro de Valorização da Vida: 3334.4111 ou 141

Defesa Civil: 199 / (31)3911.9439

DETRAN / MG: 3236.3501

Disque Denúncia: 181

Disque Direitos Humanos: 0800.311.119

Disque Ecologia: 1523

Disque Escola Segura: 0800.300.190

Disque Limpeza SLU: 3277.9388

Disque PROCOM: 3277.4548 ou 1512

Disque Sossêgo (24 horas): 3277.8100

Disque Tapa-Buracos: 3277.8000

Disque Turismo: 1677

Doação de Órgãos: 1520

Empresa Municipal de Turismo: 3277.9797

Estação Ferroviária: 3218.2255

GAPA / MG: 3271.2126

Ibama: 0800.618.080

Instituto Médico Legal: 3236.3128

Metrô: 3212.8188

MG Transplantes (Doação de órgãos): 3274.7181

Movimento de Donas de Casa e Consumidores: 3274.1033

Parque Municipal: 3277.7666

Polícia Civil:

Polícia Federal: 3330.5200

Polícia Ferroviária: 3218.2912

Polícia Militar: 190

Polícia Militar Florestal: 3483.2055

Polícia Rodoviária Estadual: 2123.1901

Polícia Rodoviária Federal: 3333.2999

Prefeitura Municipal: 156

PrevFone – Previdência Social: 0800.780.191

Primeiro Batalhão (1º BPM/PMMG): 3307.0300

Procon: 1512

Pronto Socorro: 192

Pronto Socorro (HPS João XXIII): 3239.9200

Receita Federal: 0300.78.0300

Rodoviária: 3271.3000 e 3271.8933

S.O.S Crianças: 0800.283.1244 (Centro de Referência-Denúncia)

SENAC: 0800.724.4440

SINE/MG: 2123.2415

Sudecap – Disque Tapa-Buraco: 3277.8000

Telegrama Fonado: 0800.550.135