VII Colóquio Internacional Portugueses de Papel
Entre os dias 04 e 06 de outubro, a Academia Mineira de Letras (AML) tem a alegria de receber o VII Colóquio Internacional Portugueses de Papel.
Em vasta programação que reúne pesquisadores da Europa e do Brasil, o encontro se debruça sobre textos da ficção em prosa brasileira que têm personagens portuguesas, incluindo obras de autores como Machado de Assis, Aluísio Azevedo, João do Rio, Jorge Amado e Monteiro Lobato (programação completa abaixo).
A participação no VIII Colóquio Internacional Portugueses de Papel é gratuita para ouvintes, com emissão de certificados de participação aos inscritos que acompanharem, ao menos, 70% do colóquio.
Para fazer sua inscrição, clique aqui “Embora se saiba que, desde sempre, a ficção brasileira inclui numerosas personagens portuguesas, o mais das vezes ‘emigradas’ para o território, não se encontram, até ao momento, estudos aprofundados e abrangentes sobre o assunto.
Assim sendo, o Grupo de Investigação 6 do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – atual Linha de Investigação Brasil: literatura, memória e diálogos com Portugal – criou o projeto Portugueses de Papel que visava colmatar essa lacuna”, explica Vania Pinheiro Chaves, coordenadora do Projeto.
Desta vasta, coletiva e contínua pesquisa resulta a produção de um site (portuguesesdepapel.com) em que está colocado o Dicionário de personagens portuguesas da ficção brasileira, dirigido em parceria pelas Doutoras Vania Pinheiro Chaves (ULisboa), Ana Maria Lisboa de Mello (UFRJ) e Jacqueline Penjon (Sorbonne Nouvelle).
Em permanente atualização, o Dicionário já publicou mais de uma centena de verbetes em que estão retratadas cerca de 500 personagens nascidas em Portugal.
“Dedicado, inicialmente, a descobrir e a analisar as personagens do romance brasileiro que, nascidas em Portugal, transitaram temporária ou definitivamente para o Brasil, antes ou depois da sua separação do Império Colonial Português, este projeto ampliou o seu corpus para o estudo das várias espécies da prosa de ficção brasileira”, completa Vânia.
A atividade acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e trezentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.
Exposição “Mais outro que qualquer outro”, Mostra de Iago Gouvêa