Onde comprar alimentos orgânicos em BH? Confira lista!

Mapa de Feiras Orgânicas do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostra iniciativas ao redor do país.

Em meio ao bombardeio de informações sobre agrotóxicos e os recordes que o Brasil tem batido na aprovação dessas substâncias, a porcentagem de brasileiros que escolhem alimentos orgânicos, sem esses químicos, está crescendo. Entre 2019 e 2021, o número de pessoas que consomem orgânicos saltou 63% no país, segundo pesquisa da Associação da Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis). De acordo com o levantamento, 48% dos consumidores compram os produtos em supermercados, logo acima das feiras, opção de 47% deles.

De olho na produção local, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) atualizou seu Mapa de Feiras Orgânicas, projeto que iniciou em 2012 para ajudar os brasileiros a encontrar estabelecimentos ao redor de todo o país. A ferramenta permite filtrar as buscas por endereço e por nome dos locais, além de informar horários e dias da semana em que cada um funciona. O mapa também mostra onde é possível encontrar, além das feiras, comércios parceiros que vendem orgânicos e grupos de consumo — vizinhos que se juntam para comprar orgânicos, por exemplo. Acesse o Mapa de Feiras Orgânicas do Idec. O TEMPO também montou um guia de feiras diversas na capital.

Mesmo com a expansão de iniciativas, hoje um dos obstáculos para a expansão da venda de orgânicos, de acordo com a pesquisa da Organis, é a percepção sobre o preço dos alimentos, considerados altos pelo consumidor. Entre os entrevistados que não consomem a opção, 59% disseram que não compram devido aos preços e 24% avaliaram que o acesso aos orgânicos é difícil.

Ao mesmo tempo, entre quem consome orgânicos e os consideram mais caros ou muito mais caros que os demais, 71% dos entrevistados acreditam que a diferença de preços é justificada. Sem produtos químicos, os alimentos orgânicos demoram mais a estar “no ponto” para ser colhidos e a produção é menor. Além disso, as certificações oficiais de que os alimentos são orgânicos são pagas pelos produtores.

Largo do Rosário: Iphan decide por paralisação de obras, após manifestação em BH

STARTUP VENDE ORGÂNICOS PARA GRUPOS DE VIZINHOS

Velhos conhecidos, os grupos de compras combinados entre vizinhos ganharam uma roupagem moderna com a startup mineira Trela. A partir de um cadastro, ela permite que o usuário se junte a outros consumidores para fazer compras coletivas diretamente com produtores de orgânicos. Além disso, a plataforma faz uma seleção de carnes, queijos, frutos do mar e vinhos.

Como as compras são em volumes maiores, os produtores conseguem vender a preço de atacado, até 40% mais baixo do que o varejo tradicional, de acordo com a Trela. “Quando nossas ofertas de hortifruti passaram a ser de produtos orgânicos, nossas vendas aumentaram em 120%. Com um trabalho próximo aos produtores, conseguimos negociar o melhor preço diretamente com eles e repassar toda essa economia para o consumidor final, que irá pagar um valor mais baixo por produtos de alta qualidade”, afirma o CEO da startup, Guilherme Nazareth.

Via: https://www.otempo.com.br/super-noticia/onde-comprar-alimentos-organicos-em-bh-confira-mapa-com-as-feiras-da-capital-1.2756607